Avaliação Econômica e Financeira



Avaliação Econômica e Financeira pode ser definida como um conjunto sistemático de coleta de informações que permitirão avaliar os custos e os prováveis benefícios a serem gerados pela alternativa de investimento

Entre as varias técnicas utilizadas na avaliação econômica e financeira de uma empresa, em todas vão constar valores subjetivos na valoração, ressaltando, que em última análise o preço será o equilíbrio entre o que o vendedor aceita como preço perante todas as alternativas de que dispõe e o valor que o comprador estiver disposto a pagar, que poderá incluir ao valor esperado de mercado o goodwill envolvido na aquisição.

O Goodwill é o resultado da soma de uma variedade intangível de valores integrantes da empresa e que dela não são dissociáveis como a reputação, fidelidade da clientela, notoriedade das marcas entre outros fatores que a valorizam.

Este valor representa o excedente entre o preço da transação e o valor dos ativos e passivos da empresa, avaliados individualmente e o valor justo (valor do capital próprio).

Os métodos de avaliação mais adotados e conhecidos são: Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos de Mercado e Valor Patrimonial.

Entendemos que a avaliação pelo método fluxo de caixa descontado é o mais adequado uma vez que é possível reconhecer o potencial de benefícios econômicos futuros decorrentes da geração de caixa, com a utilização dos fundamentos da própria empresa.

voltar